terça-feira, 17 de maio de 2011

As maravilhas da Massagem Capilar


Extremamente relaxantes e saudáveis, as técnicas da massagem capilar apresentam resultados muito benéficos para o couro cabeludo. Ativando e aumentando a circulação da cabeça, ela possibilita que o cabelo fique mais forte e brilhante, prevenindo a queda e tornando-o mais tonificado, elegante e adequado ao estilo que seu corte requer. Isso tudo, pois fortalece suas raízes, ao estimular circulação sanguínea da região. 

Os procedimentos e manobras da massagem capilar são bastante simples, mas seus resultados são extraordinários quando se trata de cuidar da sua saúde e de seus cabelos. Sem falar de seus efeitos relaxantes, que reduzem as tensões musculares da região da cabeça, ajudando a amenizar dores musculares e até mesmo a diminuir o stress.

Cuidar dos cabelos é bem mais do que lavar, cortar e aplicar produtos.
O cuidado com o couro cabeludo é essencial para que seus cabelos se mantenham com aquela vitalidade que todos desejam. De maneira simplificada, o couro cabeludo é o tecido que reveste o crânio dos seres humanos. Por ser uma região extremamente vascularizada, com vasos sanguíneos e inúmeras ramificações, cuidar da pele desta região do corpo significa cuidar da sua saúde como um todo.

Sabe-se que na China antiga, a massagem capilar era um dos procedimentos utilizados no seu sistema de medicina milenar. Para os chineses, a aplicação da massagem estimula o movimento da energia vital, fazendo fluir forças que quando concentradas e paradas em nosso organismo acabam gerando tensão. Nesse sentido, a massagem capilar é um importante instrumento de liberação da tensão, esta última, muitas vezes, causas de dores de cabeça e de stress.

A medicina ocidental já comprovou e testou cientificamente os efeitos da massagem capilar. Seu potencial na manutenção e obtenção da saúde e da beleza global do seu corpo é explicado pela estimulação do hipotálamo. Ao estimular esta região do cérebro através da massagem, desencadeia-se a produção endorfinas. São as endorfinas, justamente os hormônios que melhoram o humor, a memória, a resistência física, diminuem a sensação de cansaço e de dor, potencializam nosso sistema imunológico e impedem lesões nos vasos sanguíneos.

Isso sem falar dos efeitos anti-envelhecimento possibilitados pela liberação de endorfinas, pois se trata de um hormônio que remove do organismo os chamados e temidos radicais livres, ou superóxidos, substâncias que aceleram o envelhecimento. As endorfinas, quando liberadas, também diminuem o cortisol, conhecido como hormônio do stress.  

Clinicamente, a massagem capilar é receitada em casos de queda de cabelo e seborréias, caspa, dentre outros problemas na região do couro cabeludo. Nesses casos, é feito o tratamento do bulbo capilar, que juntamente com a massagem na região traz resultados extremamente positivos.  Apesar disso é amplamente recomendada a todas as pessoas.

Iniciada sempre pela parte frontal da cabeça, os procedimentos e manobras de massagem capilar se prolongam até as têmporas, passando pela nuca até terminar na região mais alta da cabeça. Não se trata de uma massagem brusca. É feita sob uma pressão bastante delicada, sempre e somente com as pontas dos dedos. Ela pode ser aplicada com óleos aromáticos, como laranja ou lavanda, limpando também os fios de cabelo. Por todos esses benefícios não é de se surpreender que as pessoas que recebem ocasionalmente ou sistematicamente estas massagens relatem melhoras no humor e no estado de bem estar como um todo.

Aproveite estes benefícios e marque um horário em seu salão de beleza de confiança e relaxe após estímulos tão reconfortantes.






 



Nenhum comentário:

Postar um comentário