segunda-feira, 9 de maio de 2011

Os benefícios da Drenagem Linfática


Uma das modalidades de massagem mais procuradas e requisitadas é a drenagem linfática. 

Apesar de existir desde a década de 30 do século XX, sua popularização e seu número de adeptos permanece numa constante crescente, tendo em vista que ela possui propriedades estéticas e médicas incomparáveis. Seus movimentos são suaves, sutis e devem seguir precisamente o percurso do sistema linfático. Pode ser feita através de aparelhos associados a sistemas inteligentes ou manualmente. O criador da drenagem linfática, o dinamarquês Emil Voder, entretanto, sempre frisou que nenhuma máquina pode substituir mãos bem treinadas.

O sistema linfático de nosso organismo é um componente do aparato imunológico, contribuindo na produção dos glóbulos brancos e outros anticorpos, as células que nos protegem de vírus e bactérias. Suas funções são de fundamental importância para saúde e mesmo para sobrevivência, pois além de produzir as células que garantem nossa imunidade, ele atua removendo o excesso de fluidos dos tecidos do corpo. Além disso, é o sistema linfático o responsável pela absorção da gordura pelo sistema circulatório. 

Composto por este líquido de aparência esbranquiçada, amarelada ou transparente, que chamamos de linfa, o sistema linfático realiza a conexão entre as veias circulatórias e s tecidos. A linfa é o líquido produzido pelos chamados vasos linfáticos, onde se localizam os nódulos linfáticos. Estes, ao filtrar os excessos de líquido no sangue antes que ele nutra as células do organismo, depositam a linfa na circulação sanguínea.

Ocorre que, devido a esse processo de filtragem, a linfa se torna uma substância que contém diversas toxinas, hostis ao organismo. A função da drenagem linfática é a remoção dos acúmulos de resíduos fluidos e líquidos que se aglomeram entre os tecidos. Se não expurgados, estes resíduos são levados mais uma vez ao sangue onde serão fatalmente distribuídos aos tecidos, gerando problemas como a celulite, por exemplo. 

A drenagem atua na desobstrução dos nódulos linfáticos, seguida da drenagem destes, reduzindo a parcela de toxinas na linfa e, consequentemente, na circulação de substâncias tóxicas através do sangue. Uma das conseqüências mais marcantes desta modalidade de massagem é a regeneração dos tecidos, efeito que leva à redução ou prevenção da celulite.

Outra aplicação bastante importante é seu uso anti-inflamatório. Pesquisas científicas sobre a drenagem linfática, revelam através de linfografias, que ela de fato aumenta a velocidade do escorrimento de linfa, reduzindo edemas e inchaços. Nesse sentido é clinicamente recomendada em casos de inchaços e edemas crônicos, problemas de circulação e flacidez gerada por emagrecimento cirúrgico. Entretanto, o fato de ser contra-indicada em casos de infecção crônica, câncer e insuficiência cardíaca requer que ela seja aplicada por profissionais qualificados e treinados. Estética, saúde, bem estar e relaxamento se encontram nessa massagem, que, definitivamente, vale a pena experimentar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário